terça-feira, 31 de maio de 2011

Pão de Alho

Oi gente ... esse post está saindo do forno literalmente. Depois de uma crise alérgica essa noite, eu hoje passei a manhã toda assistindo programas culinários. Essa receita foi feita no programa Dia a Dia (Band) e, então, resolvi testá-la porque, simplesmente, amo fazer pães!!! Fiz alguns ajustes na receita original e eis o resultado:

Receita:

03 ovos
02 colheres de sopa de açúcar
01 xícara de leite morno
1/2 xícara de óleo
01 colher de sobremesa de sal
30 g de fermento para pão
500 g de farinha de trigo
02 colheres de alho frito

Modo de Fazer:

No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o leite, o óleo, o sal e o fermento para pão. Coloque numa bacia e vá juntando a farinha de trigo até que a massa desgrude das mãos. Adicione o alho frite e continue sovando a massa. Coloque a massa para crescer até que ela dobre de volume. Depois faça bolinhas e coloque para crescer novamente numa forma untada e enfarinhada. Pincele com gema e polvilhe queijo parmesão e alho frito por cima dos pães e asse em forno pré aquecido por uns 20 minutos.

Rendimento: 30 pães com 30 g cada.

Dicas:

# Você pode polvilhar os pães com orégano, salsinha, etc.

# Eles podem ser recheados com mussarela ou requeijão forneável.





A galera aqui de casa adorou e a provadora oficial, que já estava reclamando que há tempos não comia nada, também gostou!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Salpicão Veg

Oi gente, depois de um fim de semana de muitas comidinhas, inclusive essa, hoje o post  vai ser super light ...
Prática e rápida de ser feita, essa receita veio direto de Barbacena/MG, ela é da minha amiga Thaty. Esse salpicão foi servido como um dos acompanhamentos do almoço do II Encontro Barbacenense de OJA's e Agregados!!!

Receita:

Cenoura ralada
Couve mineira cortada bem fininha
01 lata de milho verde
Batata Palha
Maionese a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto

Modo de Fazer:

Em uma travessa, misture todos os ingredientes. Reserve um pouco da batata palha para decorar.

Dicas:

# Use iogurte natural no lugar da maionese, se preferir.



 Vejam que salada linda:



Eu almocei muito bem, olhem o meu prato, não ficou lindíssimo?



Esse é um belo exemplo de prato vegetariano: salpicão veg, salada verde, arroz, farofa de ovo, molho à campanha e hambúguer de soja da Sadia.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nhoque ao Sugo

Oi gente! Hoje para o almoço fiz esse nhoque ao sugo. Super simples de ser feito e fica maravilhoso. Já fiz nas versões espinafre e abóbora, além do tradicional. O molho fica por sua conta, pode ser sugo, bolonhesa, branco, quatro queijos, etc. No meu caso, usei molho de tomate Fuggini, que é bem gostoso e tem um ótimo rendimento. Vários já provaram e aprovaram!

Receita:

02 xícaras de leite
04 colheres de sopa (rasa) de maionese
02 xícaras de farinha de trigo
Sal a gosto
Alho
Óleo para refogar
Queijo parmesão ou mussarela para gratinar

Modo de Fazer:

Refogue o alho no óleo (se preferir, use margarina) até ficar douradinho. Adicione o leite, o sal e a maionese. Quando o leite começar a ferver, adicione a farinha de trigo de uma só vez. Não se desespere!!!! Mexa até soltar do fundo da panela. A massa fica parecida com a massa de salgadinhos. Apague o fogo e trabalhe essa massa ainda quente sobre o marmóre untado com um pouquinho de margarina para que ela adquira uma consistência bem lisinha. Você pode usar a sua nhoqueira ou cortar a massa em pequenos pedaços DIRETO no pirex. Coloque o molho de sua preferência e queijo pamesão ou mussarela. Leve ao forno para gratinar. Agora é só aguardar os elegios!!!

Dicas:

# Para fazer o nhoque de espinafre, substitua a quantidade de leite por suco de espinafre.

# Aqui em casa eu sempre faço duas receitas!!!

# Pode ser congelado por até três meses.




quarta-feira, 25 de maio de 2011

Trenzinho de Lanches e Tortas de Delicatessen

Hoje foi dia de trabalhar, e muito!!! Pela manhã, foram feitos salgadinhos de forno para a montagem do trezinho de lanches: mini pizzas, joelhinhos, cachorrinhos quentes, hamburguinhos, etc. tudo feito em aula, ao vivo e a cores, e com direito a muita degustação!!!


Já na aula da tarde fizemos Torta Alemã, Torta Crocante de Doce de Leite e Torta Napolitana. Ficaram maravilhosas, beirando a perfeição. São tortas elegantes, de fácil comercialização. Elas têm um sabor divino e são lindas. Foram feitas também duas mini tortas, uma alemã e uma napolitana. Tudo feito em aula gente!!!! E com farta degustação.


Feijão Amigo Vegetariano

Ontem fiz um feijão amigo vegetariano para o aniversário do Felippe (meu cunhado).  Nada impossível de ser feito, basta apenas um bom feijão e bastante tempero. Gosto muito de usar o caldo Maggi Tempero do Nordeste (cominho, louro e coentro) para refogar o feijão, além de muita cebola e alho picadinhos. Para finalizar o prato, salpiquei um pouco de salsinha bem picadinha na hora de servir. Confiram:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pães para a festa da Marianna

Na sexta feira, minha amiga Aline me deu a oportunidade de fazer os pães para a festinha da Marianna. Fiz pãozinho de batata, pãozinho árabe, croissantzinhos e um pãozinho básico. Ficaram lindos!
Eu sei que sou suspeita para falar da minha criação mas o fã club assina embaixo. Só de selecionar as fotos, já fiquei com água na boca!




quinta-feira, 19 de maio de 2011

Broinhas de fubá

Oi gente ... na terça feira eu fiz uma receita que aprendi no Senac: broinha de fubá!!! Ficaram lindas, mas dá muito trabalho, tem que ter braço para sovar a massa ... mas vale a pena. Eu fiz 20 broinhas de 60g cada, utilizando 1/4 da receita.


domingo, 15 de maio de 2011

Cuca de Banana

Esse bolo eu fiz para o lanche da tarde, mas não tenho certeza se ele chegará até lá. É uma receita simples, onde as bananas podem ser substituídas por abacaxis!!!

Receita

Massa Básica

Ingredientes:

100 g de margarina
02 xícaras de chá de açúcar
03 gemas
02 xícaras de chá de farinha de trigo
01 xícara de chá de leite
01 colher de sopa (rasa) de fermento em pó
03 claras batidas em neve

Modo de Fazer:

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas até formar um creme bem branquinho. Adicione a farinha de trigo e o leite, misturando bem. Junte o fermento, misture. Agregue as claras delicadamente.

Calda:

01 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água

Modo de Fazer:

Coloque o açúcar com a água numa panela e leve ao fogo. Deixe ferver até a calda atingir uma coloração dourada.

Montagem:

Numa forma, coloque as bananas d'água cortadas em rodelas ou tirinhas, despeje a calda de açúcar e coloque a massa delicadamente por cima das bananas para que elas não se desloquem. Asse em forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos.

Dica:

# O tempo de forno pode variar.


Pão de Mel

Oi gente ... na semana passada me superei. Passei a semana toda na Vivian Festas, ora fazendo cursos, ora trabalhando. Quarta e Sexta eu trabalhei, já segunda, terça e quinta eu fiz cursos.
A aula desta vez foi de pão de mel com a professoara Maria Amélia. Não gostava de pão de mel, achava que ele não era muito saboroso, mas como meu marido adora. lá fui eu para a aula. Para a minha surpresa, o que a Maria Amélia faz é sensacional, muito macio e saborosíssimo! Pode ser banhado no chocolate ou comido puro, feito bolo.



Curso de Aperfeiçoamento em Confeitagem - CAC - 4° dia

Bom dia!!! Hoje vou terminar de passar as minhas experiências no curso de confeitagem da Lena. Na aula de hoje aprendi as técnicas utilizadas para confeitar um bolo retangular com pasta americana e laço feito com pasta de flores.
Essa foi a última aula do CAC, que é dividido em oito aulas, mas eu só pude fazer cinco. Farei as aulas restantes nos próximos meses para poder receber meu certificado de Cake Designer!!!
Acreditem: o laço é feito de açúcar!






Essa galera faz a diferença nos bastidores das aulas!!!
Na foto: eu, Nezinha, Lena, Neiva e Lidiane

terça-feira, 10 de maio de 2011

Curso de Aperfeiçoamento em Confeitagem - CAC - 2° dia

Mais um dia de estudos .... hoje de manhã tive aula de montagem de bolo no aro. Técnica interessantíssima, na qual o bolo fica perfeito. Bolo lindo, saboroso e bem recheado é a receita de sucesso para a sua festa!!!
Aprendi mais uma receita de massa básica para bolo, mais uma receita de glacê e também mais algumas técnicas de confeitagem.





Já na aula da tarde aprendi sobre a utilização do papel de arroz: como colocar e fazer os acabamentos para que o bolo tenha uma apresentação perfeita. A Lena também ensinou a colocar papel de arroz na lateral do bolo juntamente com o trabalho de confeitagem, utilizando bicos diversos para que ele tenha um excelente acabamento.
Além disso, aprendi mais uma receita de massa básica de bolo e também, como utilizar corretamente a pasta americana industrializada. Foi mostrado em aula como cobrir o bolo e a fazer os devidos ajustes para que ele fique impecável. Também foi feito um mini bolo: com direito à montagem, aplicação de papel de arroz e finalização com confeitagem.





E a Lena também fez esse lindo sapinho em pasta americana, utilizando o molde de silicone.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Curso de Aperfeiçoamento em Confeitagem - CAC

Oi gente .... esta semana será dedicada ao estudo. Estou fazendo o CAC Express com a professora Lena Dias. A primeira aula, hoje pela manhã, foi de batimento de massas, aula na qual aprendemos a fazer uma massa básica clássica, rechear e a fazer um glacê básico. A Lena fez uma confeitagem simples, utilizando alguns bicos.







Na parte da tarde, a aula foi sobre recheios. Aprendemos como fazer, utilizar, armazenar e congelar os recheios. A professora Lena fez 06 recheios distintos e maravilhosos: geléia de abacaxi, geléia de ameixa, baba de moça, strogonoff de nozes, ganache de chocolate e o clássico creme básico de côco, que pode ser combinado com outros sabores, como por exemplo o clássico recheio de abacaxi com côco, muito pedido nas festas.


domingo, 8 de maio de 2011

Feliz dia das mães!

Hoje estou de folga, só curtindo. Café da manhã na cama, com direito a muitos presentes.
Cardápio do almoço: lasanha à bolonhesa (bolonhesa vegetariana, é claro!!!), feita pelo Fred e pela Ananda.




Ontem trabalhei bastante. Aula de salgadinhos para buffet:. Fizemos: croquete de milho, pérola de queijo, ovo de cordorna, coxinha, croquetes de sabores variados, etc. E para fechar, à noite teve comida mexicana: chilli beans com nachos, !me gusta muchíssimo!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pão de Queijo

Bom dia!!! A receita de hoje eu aprendi no Senac, ela é do chef Albano. Super simples, não dá nenhum trabalho e tem um ótimo rendimento. Boa para ser feita para um lanche da tarde ou para receber os amigos!!!






Pão de Queijo

Ingredientes:

400 g de polvilho doce
100 g de polvilho azedo
50 g de margarina
500 g de queijo meia cura
200 ml de leite
02 ovos inteiros
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador o queijo, a margarina, o leite e os ovos. Depois misture esse creme aos polvilhos reservados e acrescente o sal. Faça bolinhas e coloque no tabuleiro. Asse em forno quente.

Dicas:

# O tabuleiro não precisa ser untado.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Panificação Básica - Senac - 6ª aula

Bem, chegamos ao final do curso. Nesse último encontro, fizemos várias receitas: grissini, pizza branca, pão de queijo e sonho. E, ainda abrimos a massa do croissant feita na aula anterior.
Numa visão geral, posso dizer que foi uma boa experiência, pois conhecimento é sempre válido. Conheci pessoas, fiz amizades, ganhei mais segurança, enfim, me profissionalizei mais um pouco.
Agradeço ao Chef Albano pelas aulas ministradas e aos colegas pela companhia e pelas risadas.
Que venha o próximo!!!