sexta-feira, 29 de julho de 2011

Torta Salgada

Essa recetinha é uma daquelas que a gente tem que ter sempre a mão. Rápida, prática e ecomônica, ela é um quebra galho para quando estamos atrasadas, sem tempo  ou até mesmo, cansadas!!!
Ganhei essa receita de uma amiga do trabalho, dos meus áureos tempos de Credicard ... grande Andréia Vidal; sempre que tinha algum evento, ela fazia essa torta! A minha receita ainda é a mesma escrita por ela!!!

Receita:

12 colheres de sopa de farinha de trigo
03 ovos
1 1/2 xícara de leite
3/4 de xícara de óleo
01 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio:

O recheio ficará a seu critério. Poderá ser tipo pizza (molho de tomate, queijo e presunto).
No meu caso, é um recheio vegetariano:

01 lata de seleta refogada
molho de tomate
palmitos picados
mussarela
ovos cozidos fatiados
orégano a gosto

Modo de Fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte e enfarinhe um pirex, coloque metade da massa, o recheio de sua preferência, depois cubra com o restante da massa. Leve para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 20 minutos.

Dicas:

# Coloque na massa, uma pitada de temperos (salsa, orégano, etc), assim ela ficará mais saborosa.


Cup Cakes Salgados com Damião Costa

Oi gente ... essa é uma novidade maravilhosa: cup cakes salgados!!! Ótimos para serem servidos em festas ou até mesmo para aquele evento informal.  Simplesmente deliciosos e lindos, porque vocês sabem: a gente come com olhos. Por isso, a apresentação do seu prato faz toda a diferença. Confiram as fotos:



Cup Cakes com Lena Dias

Oi gente ... depois de um breve sumiço, voltei e cheia de novidades! Terça feira fiz aula de cup cakes com a Lena. A massa dos cup cakes foi de chocolate e o recheio de ganache. Além de lindos, ficaram deliciosos! Alguns ganharam cobertura de chantily; outros, de ganache e teve também, cobertura de pasta americana. Tudo feito com extremo capricho, marca registrada da Lena. Confiram as fotos:




domingo, 24 de julho de 2011

Torta Folhada de Maçã

Depois de almoçar um super cozido, nada melhor do que uma novidade para a sobremesa. E sendo assim, fiz uma receitinha nova: torta folhada de maçã. Essa é do meu livro novo: 200 Receitas de Sobremesas Divinas da série Culinária de Todas as Cores. Prática e simples, essa receita é ótima para o almoço de domingo.

Receita:

Ingredientes:

05 maçãs sem cascas
04 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
Massa folhada

Modo de Fazer:

Forre um pirex pequeno com a massa folhada (eu usei massa folhada pronta). Fatie as maçãs bem fininhas e coloque sobre a massa folhada. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre as maçãs.
Cubra o pirex com outra parte da massa folhada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos.  Sirva quente acompanhada de sorvete de sua preferência ou chantilly.




Cozido Vegetariano

Oi gente ... nada melhor para um dia de frio do que comidinhas que aqueçam a gente! Hoje fiz um super cozido, um prato colorido e bem saudável. Para acompanhar, arroz branco e pirão. Gosto de colocar um legume de cada, para que o prato fique bem bonito. Confiram:



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Massas Especiais

Na aula da tarde fizemos várias massas: massa integral, de semolina, de espinafre e de beterraba, que foram utilizadas para fazer espaguete, ravióle, raviolone, capeleti, rondele, lasanha e nhoque. O molho vermelho e o molho branco também foram feitos em aula. Quem provou, aprovou!!!




Tortas Especiais: Mesclada, Sonho de Valsa e Mousse de Limão Siciliano

Oi gente ... antes de mais nada feliz dia do amigo!!! Ontem não tive tempo de postar porque foi dia de trabalhar. Nesta aula eu fiz a Torta Mesclada e a Torta Sonho de Valsa ... tô arrasando! :)))
Já Torta Mousse de Limão Siciliano foi feita pelo Wilson.  Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!




terça-feira, 19 de julho de 2011

Garrafinhas e Mini Cilindros de Chocolate

Oi gente ... tirei folga por uns dias e por isso essa aula foi feita pela minha filha Ananda. Ontem foi dia de Naira de Luca e seus chocolates. Ela fez garrafinhas de chocolates recheadas com doce de goiaba e também com licor de laranja. Já o outro chocolate, o mini cilindro de chocolate, foi recheado, também, com doce de goiaba. Segundo a minha representante, a aula foi maravilhosa e repleta de gostosuras.




quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rocambole

Oi gente .... essa receitinha acabou de sair do fundo do baú, receita da minha avó. Rápida e prática, é ótima para o lanche da tarde. Este eu fiz recheado com goiabada, é o mais pedido aqui em casa!!!

Receita:

Ingredientes:

04 claras em neve
04 gemas
04 colheres de sopa de açúcar
04 colheres de farinha de trigo com fermento (peneirada)

Modo de Fazer:

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo com fermento delicadamente. Asse em formo pré aquecido por mais ou menos 5 minutos em um tabuleiro forrado com papel manteiga. Desenforme o rocambole ainda quente sobre um pano úmido e polvilhado com açúcar, coloque o recheio de sua preferência e enrole. Agora é só degustar e aguardar os elogios!!!

Dicas:

# Forno sempre pré aquecido;

# A receita é feita por equivalência, ou seja, para cada ovo você usa uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de farinha de trigo.




quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tortas Especiais

Mais uma aula de tortas que arrasou. Foram feitas as seguintes tortas: torta trufada de chocolate, torta de maracujá com baba de moça e torta  espelhada de morangos. Tudo feito em aula, que delícia!!!

Na torta trufada de chocolate tem pão de ló de chocolate, trufa de chocolate blend da Harald, ganache de chocolate e fios de chocolate. Maravilhosa!!!


A torta de maracujá tem pão de ló branco, baba de moça, mousse de maracujá e cobertura de geléia de maracujá.


Já a torta espelhada de morangos é feita com pão de ló branco, recheio de brigadeiro de morangos e para finalizar, morangos e gelatina de morango, é claro! :))))

Empadinhas e Quiches

Oi gente ... mal acabei de chegar em casa, já estou por aqui e com muitas novidades. Como de praxe, hoje foi dia de trabalhar. Na parte da manhã, foi praticamente aula particular. Fizemos empadinhas e quiches nas versões comum e integral. As novidades estavam nos recheios: cebola caramelada, queijo com tomatinhos e abobrinha refogadinha. Sei que sou suspeita, mas ficaram maravilhosos. As meninas adoraram!!! Confiram as fotos.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

Brigadeiros Especiais

Oi gente ... hoje fiz mais uma aula extraordinária de R$ 2,00!!! Aula especial de brigadeiros com Maria Amélia. Além do tradional brigadeiro de chocolate, aprendi o brigadeiro de limão (feito em aula) e o brigadeiro de maracujá. E, além disso, ela ainda  passou algumas dicas especiais como tempo de cozimento do brigadeiro, algumas modelagens diferenciadas, etc.
E teve também o bombom black com menta que a dona Lu faz e já é um sucesso, feito com chocolate black da Mavalério e essência de menta. Delicioso!!!





quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trufados e Cia

Oi gente ... hoje fiz uma aula mavavilhosa de chocolates com a Naira por inacredítáveis R$ 2,00!!! Ela fez uma trufa sensacional com casquinha "formigueiro" e recheio de chocolate branco com limão e uma outra trufinha de chocolate com côco com casquinha de biscoito (essa eu não tenho foto!).
Para quem não conhece a Naira, ela é a embaixadora dos Chocolates Harald e faz delícias com eles.





terça-feira, 5 de julho de 2011

Sopa Creme de Abóbora

Oi gente ... com esse frio que está fazendo, nada melhor do que uma sopa bem cremosa e bem quentinha para aquecer a barriguinha!!! Está é extremamente simples de se fazer, e o melhor, é muito saborosa. Aguardem os elogios!

Receita:


Ingredientes:

01 kg de abóbora
cebola
alho
margarina
sal a gosto
água o necessário para cozinhar a abóbora
01 caixa de creme de leite
queijo provolone em cubinhos

Modo de Fazer:

Refogue a cebola e o alho com a margarina até que eles fiquem dourados. Junte a abóbora e o sal. Coloque a água aos poucos. Cozinhe a abóbora até ela ficar macia e com água o suficiente para bater no liquidificador. Depois de batida, leve a sopa de volta para a panela e deixe ferver, apague o fogo e acrescente o creme de leite e o queijo provolone em cubinhos. Sirva em seguida acompanhada de torradas.

Dicas:

# Você pode substituir o queijo provolone por prato ou gouda.

# Também fica muito saboroso se você colocar salsinha picada ao servir a sopa.




segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cocada de Colher

Essa receita fiz para a sobremesa do almoço de ontem. Muito fácil de se preparar, até mesmo quem não é de cozinha consegue fazê-la!!!

Ingrendientes:

01 lata de leite condensado
01 lata de leite
01 coco fresco ralado
02 paus de canela (opcional)

Modo de Fazer:

Numa panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo sempre por mais ou menos 15 minutos ou até ficar numa consistência cremosa. Retire do fogo e deixe esfriar para servir. Agora é só esperar os elogios!!! Eles virão com certeza.



Tapioca Recheada

Para aqueles que curtem, como eu, aqui está uma receitinha super fácil de fazer: tapioca recheada.
É só você comprar a goma úmida, peneirar e colocar na frigideira, ir acertando com a colher para que ela fique parecida com uma panqueca, coloque o recheio, feche e pronto!!!
Aqui em casa eu faço as tradicionais: coco com leite condensado e queijo com orégano.


Waffles com chocolate quente

Oi gente, nada melhor para aproveitar o frio do que uma comidinha bem quentinha!!! Neste caso, fiz waffles com chocolate quente para o lanche, porque normalmente na sexta feira não jantamos.
Os waffles me rementem à infância, quando a minha avó os fazia para o lanche, o cheiro da massa assando perfumou a minha cozinha e trouxe ótimas lembrnças!!! Mas para fazê-la é necessário que você tenha um grill.
Já o chocolate quente é uma receitinha nova, que aprendi com a Maria Amélia e já coloquei em prática. Fica igual ao chocolate quente vendido nas cafeterias de Penedo. É sensacional!!!

Receita:

Waffles

Ingredientes:

04 ovos
2 1/2 xícaras de leite
3/4 de xícara de óleo (de preferência girassol ou milho)
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de chá de sal
02 colheres de sopa de açúcar

Modo de Fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Aqueça o grill em temperatura máxima. Unte a placa e coloque a massa. Deixe assar até ficar bem douradinho.

Acompanhamentos:
Manteiga, mel, geléia de sua preferência, requeijão, etc.







Chocolate Quente

Ingredientes:

500 ml de leite
02 colheres de sopa de chocolate em pó
01 colher de chá de canela em pó (opcional)
1/2 lata de leite condensado
01 colher de sopa de amido de milho
50 g de chocolate em barra picado

Modo de Fazer:

Aqueça o leite, com o chocolate, a canela e o leite condensado. Quando estiver quase fervendo, acrecente o amido de milho diluído em um pouco de leite e mexa até ferver. Quando ferver acrescente o chocolate em barra e mexa até ele esteja completamente dissolvido. Sirva em seguida.

Dica:

# Caso você queira um chocolate mais encorpado, é só acrescentear um pouco mais de amido de milho.