segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Arroz de Forno

Oi gente ... essa receita eu fiz para o almoço de domingo, ela é  uma receitinha para aqueles dias que acordamos cheias de preguiça, sem vontade de fazer nada, principalmente de ir para a cozinha! :))))
Quando isso me acontece, lanço mão dessa receita, que todos aqui em casa amammm. Com certeza muita gente ficará com água na boca. Confiram as fotos!

Receita:

02 xícaras de arroz
03 dentes de alho
01 tablete de caldo de legumes
01 lata de ervilhas
01 lata de milho cozido
01 cenoura grande
Brócolis a gosto
Molho de tomate
Sal a gosto
Salsa a gosto
Mussarela
Queijo parmesão ralado
Bananas d'água
Batata Palha para acompanhar

Modo de Fazer:

Frite o alho até ficar dourado, acrescente o tablete de caldo de legumes e o arroz, refogue bem. Junte a ervilha, o milho, a cenoura e o brócolis. Coloque água o suficiente para o cozimento do arroz e molho de tomate a gosto. Corrija o sal e acrescente salsa picadinha. Deixe cozinhar. Reserve. Frite as bananas. Unte um pirex com manteiga ou azeite e forre o fundo dele com uma parte do arroz, coloque as banans fritas e uma parte da mussarela. Cubra com o restante do arroz e coloque a mussarela e o queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida acompanhado com batatas palha.

Obs.: Caso você esteja num dia de extrema preguiça (como eu estava!!!), você poderá servir o arroz direto no prato, mas sempre tomando cuidado com a apresentação!
E prestem atenção no detalhe do prato: louça da Hello Kitty, junto com ele vem um livrinho de receitas e pode ser encontrado nas bancas de jornais!!!




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bolo de Milho

Oi gente ... essa é aquela receita que faz você correr para a cozinha para prepará-la agora! Ela é super simples e maravilhosamente gostosa!!!
Enquanto o bolo está no forno, faça um café fresquinho, convide os amigos e aguarde os elogios, pois eles virão com certeza! :)))
Essa é mais uma receita da minha querida professora Maria Amélia, uma baiana sensacional e cozinheira de mão cheia. E como ela mesma diz: "que Deus tome conta".

Receita:

03 ovos
01 lata de milho
01 lata de fubá
01 lata de açúcar
01 lata de leite de côco
1/4 da lata de óleo de milho ou canola
01 colher de sopa de fermento em pó
100 g de côco ralado

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o fermento e côco. Passe a mistura para uma vasilha e acrescente o restante dos ingredientes. Misture bem e leve para assar numa assadeira untanda e polvilhada com fubá, em forno pré aquecido, por 25 minutos ou até o palito sair limpinho.



Kibe de PVT ou "Carne" de Soja

Oi gente ... mais uma receitinha vegetariana!!! Eu amooooo algumas comidinhas árabes e o kibe é uma delas, e por causa dissso, aprendi a fazê-lo na versão vegetariana. É mais simples do que as pessoas imaginam e fica maravilhoso! :)))) E para acompanhar: saladinha e arroz com lentilhas. Ficou uma delícia. Confiram as fotos!!!

Receita:

250 g de farinha para kibes
Horlelã a gosto
01 ovo
300 ml de água morna
1/2 cebola
02 dentes de alho
01 tablete de caldo de legumes
Sal a gosto
Farinha de mesa para dar liga
02 xícaras de "carne de soja" já hidratada e espremida

Modo de Fazer:

Coloque a farinha para kibe numa vasilha e reserve. No liquidificador, bata  o ovo, a água, o hortelã, a cebola, o alho e o caldo de legumes. Corrija o sal.  Acrescente tudo à farinha de para kibe e deixe hidratando por mais ou menos 20 minutos. Depois que a farinha estiver hidratada, junte a "carne de soja" e misture até ficar bem homogêneo. Vá colocando a farinha de mesa aos poucos para que a massa fique com liga. Faça uma bolinha e frite. Caso seja necessário, acrescente um pouco mais de farinha de mesa. E, se preferir, tempere um pouco mais.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bolo Mesclado

Oi gente ... como hoje eu estava com pouco tempo para fazer alguma receita mais incrementada, resolvi lançar mão de uma receita que faço sempre aqui em casa: bolo mesclado!!! Esse eu fiz para o lanche da tarde e acho que deve sobrar para o café da manhã! :)))) Simples e prática, até quem não é de cozinha consegue fazer!

Receita:

02 xícaras de chá de açúcar
03 gemas
100 g de manteiga ou margarina
02 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
01 xícara de chá de leite
01 colher de sopa de fermento em pó
03 claras em neve
03 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de Fazer:

Na batedeira, bata o açúcar com a margarina e as gemas até ficar um creme bem branquinho. Acrescente a farinha de trigo peneirada e o leite. Bata até formar uma massa homogênea. Acrescente o fermento e depois as claras em neve, mexendo delicadamente. Divida a massa em duas partes e em uma delas acrescente o chocolate. Numa forma untada e enfarinhada, coloque primeiro a massa de chocolate e depois a massa branca. Leve para assar em forno quente, pré aquecido, por mais ou menos 25 minutos ou até o palito sair limpinho.

Dicas:

# Se você gosta de uma massa mais pretinha é só acrescentar mais chocolate.

# Lembre-se: primeiro coloque a massa de chocolate porque ela é mais pesada que a massa branca.




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Rocambole de "Carne" de Soja (PVT)

Oi gente ... hoje acordei com uma vontade enorme de comer esse delicioso rocambole de "carne" de soja. É isso mesmo, ele é feito com "carne" de soja (PVT) e recheado com queijos (mussarela, parmesão e provolone). Preparar a "carne" de soja é muito mais simples do que as pessoas imaginam e ela tem mil e uma utilidades. Pode ser utilizada como recheio de panquecas, pastéis ou lasanhas; pode ser tranformada em almôndegas, quibes ou bifinhos ou até mesmo num delicioso molho à bolonhesa!
Confiram as fotos!!!

Como preparar a "carne" de soja:

Numa panela, coloque um pouco de óleo e refogue metade de uma cebola bem picada com 02 dentes de alhos espremidos. Acrescente 1/2 litro de água já aquecida. Tempere essa água com molho Shoyo a gosto e outros temperos de sua preferência. Eu costumo usar salsinha, tempero baiano e caldo de legumes. Corrija o sal. Depois que levantar fervura, coloque duas xícaras de PVT moída, mexa, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por 30 minutos. Depois escorra sua PVT no escorredor de macarrão e passe-a pelo espremedor de batatas para retirar todo o excesso de água. A partir de agora você já tem a sua "carme moída" de soja.

Para o rocambole:

02 xícaras de "carne" de soja
Farinha de rosca para dar liga
Tempero a gosto
Sal a gosto
Cebola
Molho de tomate
Queijos mussarela, parmesão e/ou provolone
Tomate

Modo de Fazer:

Depois que você preparou a soja como ensinado anteriormente, acrescente farinha de rosca até formar uma massa homogênea, junte mais um pouco de temperos e corrija o sal. Abra a massa em cima de um plástico untado para facilitar na hora de enrolar o rocambole. Depois de aberto, acrescente os queijos, rodelas de tomates e de cebolas, orégano, sal e um fio de azeite. Com o auxílio do plástico, vá enrolando até formar o rocambole. Forre o fundo de um pirex com fatias de cebola e molho de tomate o suficiente para cozinhá-las e coloque o rocambole. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente até que as cebolas estejam cozidas.




Guirlanda de Natal com Andréa Vasconcellos

Oi gente ... como podem perceber, hoje estou colocando o blog em dia!!! Ontem fiz mais uma aula promocional (R$ 1,99), só que desta vez foi da Harald com a professora Andréa Vasconcellos.
Na aula ela montou uma guirlanda utilizando bombons que foram feitos na hora e mais alguns outros materiais, tudo feito passo a passo e com todos os mínimos detalhes. Essa é uma ótima idéia para o natal, não só para presentear os amigos e a família, mas também para vender e ganhar algum dinheirinho!!! :)))
Confiram as fotos!



Sobremesas, Trufas e Bombons com Roberto Kizs

Oi gente ... mais uma aula prmocional da Mavalério que aconteceu na quarta feira com o professor Roberto Kizs e custou apenas R$ 1,99!!! Aula sensacional super recomendada pela professora Maria Amélia! Valeu a pena, pois além das deliciosas sobremesas que foram feitas na hora, o professor Roberto é uma simpatia! :))) Ele está programa do Daniel, na Band, toda sexta feira.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!




Panetones, Rosca e Stolen

Oi gente ... mais um post de trabalho!!! Nesta aula fizemos panetones doces e salgados, uma rosca e um stolen. Pães que ficaram lindíssimos e que fazem sucesso não só no Natal, mas também o ano inteiro.
Confiram as fotos e não percam as próximas aulas!!!



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quiche de Queijo

Oi gente ...  essa receita é para aqueles dias em que você está mortaaaaaa de preguiça mas tem que fazer uma comidinha! :)))
Ela é mais uma da minha coleção de receitas práticas e rápidas. É só fazer a massa, colocar o recheio, levar ao forno e aguardar os elogios. O recheio é um recheio básico no qual você poderá acrescentar outros ingredientes como palmitos, cebolas, cogumelos, brócolis refogado, ou até mesmo, outros queijos de sua preferência.

Receita:

Massa:

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga ou margarina
01 ovo
01 colher de chá de água
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira coberta com filme plástico por 15 minutos. Abra a massa numa forma para quiches ou em forminhas individuais, coloque o recheio e leve para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos ou até ficar dourado.

Recheio:

01 xícara de leite
01 caixa de creme de leite
04 ovos
80 g de queijo emental
80 g de queijo parmesão
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto (opcional)

Modo de Fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos. Despeje na forma reservada.




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bolo de Banana

Oi gente ... recetinha prática para vocês fazerem ainda hoje!!! Essa receita foi dada em uma das aulas da professora Maria Amélia e é uma delícia! Além de ser um sucesso, ela é super prática e rápida, pois é feita no liquidificador.
Enquanto o bolo estiver no forno, faça um café, convide os amigos e prepare-se para os elogios!!! :)))
Confiram as fotos!

Receita:

03 bananas d'água com casca
03 ovos
01 xícara de óleo
03 xícaras de farinha de trigo
03 xícaras de açúcar
01 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:

04 ou 05 bananas d'água
Açúcar
Canela em pó

Modo de Fazer:

No liquidificador, bata muito bem as bananas COM CASCA, os ovos e o óleo. Passe essa mistura para uma tigela e acrescente a farinha de trigo e o açúcar, misturando tudo até ficar uma massa homogênea. Acrescente o fermento em pó e misture um pouco mais. Despeje a massa numa forma untada e enfarinha, e por cima desta massa, coloque finas fatias de banana e polvilhe com açúcar com canela. Leve para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 35 minutos aou até o palito sair limpinho.




Dica:

# Escolha bananas que tenham a casca perfeitinha, ou seja, sem aquele pretinho.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Souflê de Batatas com Palmitos

Oi gente ... receitinha rápida e prática que encontrei num dos muitos livros de receitas que tenho. Ótima para aquele dia no qual você está cheia de preguiça, mas quer comer uma comidinha gostosinha e prática.

Receita:

500 g de batatas
02 colheres de sopa de azeite
02 dentes de alho
300 g de palmitos
02 ovos
02 colheres de salsinha picada
02 colheres de amido de mlho
01 xícara de leite
1/2 xícara de requeijão tipo catupiry
01 xícara de queijo parmesão ralado grosseiramente
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de Fazer:

Cozinhe as batatas até ficarem bem macias e passe pelo espremedor. Reserve. Numa panela, refogue o palmito, junte o purê de batatas reservado e a salsinha. À parte, dissolva o amido de milho e as gemas no leite. Junte ao refogado mexendo bem até engrossar. Reserve. Bata as claras em neve e misture ao creme delicadamente. Coloque parte do creme num refratário untado e recheie com o queijo parmesão ralado e o requeijão. Cubra com o restante do creme. Polvilhe com farinha de rosca e queijo parmesão e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.



Pães Especiais: Pão de Batata, Pão de Queijo, Brioche de Laranja e Broinhas de Fubá

Oi gente ... depois de alguns problemas técnicos, viagens, etc, estou de volta para postar a aula de padaria que, diga-se de passagem, foi sensacional. Sei que sou suspeita, pois amoooo panificação!!!
Fizemos em aula: pão de batata, pão de queijo, brioche de laranja e broinhas de fubá. Lindos e deliciosos, são ótimos para o chá da tarde, café da manhã ou para comer sem compromisso!!! :)))
E para aqueles que são alunos, aguardem a próxima aula de padaria, pois ela virá cheia de novidades.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!





domingo, 2 de outubro de 2011

Palha Italiana com Maria Amélia

Oi gente ... sexta feira fiz aula de palha italiana e queijadinhas com a professora Maria Amélia, aula de R$ 1,99!!! Inacreditável!!! Mas não tive tempo de postar nenhuma foto. Então, hoje, pude colocar em prática a receita da palha italiana que aprendi. E olha, ficou delicioso. :)))
Confiram as fotos!