quinta-feira, 29 de março de 2012

Pão de Mel

Oi gente ... como o clima está mais ameno, resolvi fazer um bolo diferente para o lanche da tarde. Apesar do nome ser pão de mel, primeiro ele é um bolo! Para que ele se transforme no famoso pão de mel, é necessário que ele tenha uma casquinha de chocolate e um recheio de doce de leite! Mas como o maridão não é muito fã de chocolate, o meu pão de mel ficou na classificação de bolo mesmo. E para acompanhar, nada melhor que um café fresquinho ou uma xícara de leite quente! Então, corra para a cozinha e faça o seu! :)))

Receita:

03 ovos
01 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar branco
1/4 de xícara de chocolate em pó peneirado
01 xícara de mel
01 xícara de leite
1/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de creme de leite
03 xícaras de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
Canela em pó a gosto
Cravo da Índia em pó a gosto (opcional)

Modo de Fazer:

Na batedeira, bata os ovos, o açúcar mascavo, o açúcar branco até espumar. Junte o mel, o óleo e o creme de leite e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo misturada com o chocolate e vá colocando alternadamente com o leite. Por último, acrescente o bicarbonato de sódio. Asse em forno pré-aquecido, em forma untada e enfarinhada, até o palito sair limpinho.

Para a cobertura, coloquei raspas de chocolate sobre o bolo ainda quente!


terça-feira, 27 de março de 2012

Chuchu ao Molho Branco

Oi gente ... hoje meu dia é na correria (dia de Senac)!!! Abri a geladeira e tcharan: encontrei um chuchu, ou melhor, dois chuchus! Como ele é um legume que acompanha tudo, resolvi fazê-lo com molho branco. Receitinha prática, principalmente,  para aqueles dias que estamos com pressa e temos que fazer o almoço!:)))
Confiram as fotos!!!

Receita:

02 chuchus cortados em cubinhos
Salsinha fresca bem picadinha
500 ml de leite
01 colher de sopa de manteiga ou margarina
04 colheres de sopa de farinha de trigo
01 tablete de caldo Maggi para arroz branco
Sal a gosto
Queijo Parmesão para polvilhar

Modo de Fazer:

Cozinhe o chuchu com a salsinha picadinha no vapor e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga com o tablete de caldo para arroz e espere dissolver. Junte o leite, a farinha de trigo e corrija o sal. Mexa sempre até que fique um molho encorpado. Em um pirex, coloque o chuchu reservado e despeje o molho branco por cima dele. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Bananada

Oi gente ... a receita de hoje aprendi no curso de confeitagem que estou fazendo no Senac. Simples, prática e deliciosa. Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Ahhh  .... aguardem as novidades no site. Logo, logo ele estará de cara nova!!!!

Receita:

500g de banana d'água
500g de açúcar
Suco de 01 laranja

Modo de Fazer:

Descasque as bananas e bata no liquidificador com o suco de laranja. Depois de batidas, passe-as para uma panela e acrescente o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Passe o doce para um prato e espere esfriar. Depois de frio, modele os docinhos e passe no açúcar cristal.

domingo, 25 de março de 2012

Dia de Festa!

Oi gente ... hoje estou comemorado 01 ano de blog!!! Nem acredito, como o tempo passa rápido!:)))
Para um dia especial, cardápio especial é claro. Passei praticamente a manhã inteira na cozinha, fazendo mil coisas para comemorarmos esse dia tão importante, principalmente para mim!
Obrigada a todos vocês que acessam a "minha cozinha" e me tornam cada vez mais profissional. Quando montei o blog eu tinha uma ideia mais simples, nada profissionalizante. Hoje tenho outra visão, já faço tudo profissionalmente e cada vez mais perfeccionista! Seja no trabalho com o Wilson Brandão, nos cursos do Senac ou nas aulas promocionais, cada dia amo mais a minha cozinha! :)))

Cardápio de hoje:

Rocambole de carne de soja
Arroz com açafrão
Maionese
Pavê Preto e Branco


Receita do Pavê:

600 ml de leite
1/2 lata de leite condensado
06 colheres de sopa de creme confeiteiro
200 ml de creme de leite
02 colheres de chocolate em pó
Biscoito maizena
Chantilly
Raspas de chocolate ao leite
Raspas de chocolate branco

Modo de Fazer:

Aqueça numa panela, o leite e o leite condensado. Assim que abrir fervura, acrescente o creme confeiteiro e mexa com um fuê até ficar encorpado. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Divida esse creme em duas partes, em uma delas, acrescente o chocolate em pó.
Em um pirex, coloque o creme branco, biscoito, creme de chocolate, finalize com o chantily e decore com as raspas. Leve à geladeira, por no mínimo, 02 horas.


sábado, 24 de março de 2012

Dia de Feira

Oi gente ... como amanhã é dia de feira, trago para vocês uma tabela com as frutas, legumes e verduras da estação para ajudá-las à abastecer a geladeira para a semana. Aproveitem e montem seus cardápios! :)))


quinta-feira, 22 de março de 2012

Mini Cupcakes

Oi gente ... mais uma encomenda entregue. Minha cliente ficou super feliz com seus mini cupcakes!
Confiram as fotos! :)))



terça-feira, 20 de março de 2012

Penne ao Molho Quatro Queijos

Oi gente ... hoje é dia de macarrão! Dia de curso, o almoço tem que ser rápido e prático. Então, o quê fazer? Macarrão, é claro!!! Mas não estava a fim de comer o famoso "cada um faz o seu". :)
Mãos à obra, o que temos no armário? Uma sopinha instantânea de quatro queijos ... ela é o ingrediente "secreto" do meu macarrão!
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:

250g de macarrão penne
02 colheres de sopa de manteiga ou margarina
01 tablete de caldo para arroz branco
500 ml leite
02 colheres de sopa de farinha de trigo
01 pacote de sopa instantânea de quatro queijos
Mussarela a gosto
Orégano a gosto

Modo de Fazer:

Cozinhe o macarrão e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga ou margarina, o tablete de caldo para arroz branco e deixe fritar um pouquinho. Junte o leite e a farinha de trigo, sempre mexendo bem. Quando começar a encorpar, acrescente a sopa de queijo e misture bem. Caso necessário, corrija o sal. Acrescente ao macarrão reservado e misture delicadamente. Coloque o macarrão em um pirex, polvilhe com mussarela ralada e orégano. Leve ao forno quente somente para gratinar. Sirva em seguida.



domingo, 18 de março de 2012

Suflê de Repolho

Oi gente ... meu dia começou bem cedinho, pois domingo é dia de sacolão!!! E hoje o cardápio tem como ingrediente principal, o REPOLHO, pois o marido adora!:))) Fiz uma receita bem prática e que tem um resultado maravilhoso, tanto no sabor como no visual. Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!

Receita:

1/2 repolho fatiado bem fino
500 ml de leite
03 colheres de sopa de farinha de trigo
01 tablete de caldo de legumes
01 colher de sopa de manteiga ou margarina
03 batatas cozidas e espremidas
Sal a gosto
Mussarela ralada
Queijo Parmesão ralado
01 tomate picado
Salsa picada
Azeite

Modo de Fazer:

Cozinhe o repolho e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga ou margarina e o tablete de caldo de legumes, acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite e mexa até encorpar. Junte as batatas e corrija o sal. Acrescente o repolho e misture delicadamente. Coloque tudo no pirex untado, cubra com a mussarela e decore com os tomates picados, a salsinha e queijo parmesão. Por último, regue com um fio de azeite. Leve ao forno para gratinar. Sirva quente.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Cup Cakes de Cenoura

Oi gente ... hoje comecei a fazer alguns testes para a Páscoa. A mente está a mil, e não é para menos, pois fazendo aulas com Naira de Luca, Amélia Lima e Andrea Vasconcelos, estou quase surtando! :)))
A cada aula surge uma ideia diferente, novidades do mundo do chocolate entre outras coisinhas. Um dia, me deparei com uma forma para chocolates da BWB que achei bem interessante. Então mãos a obra! Fiz as forminhas de chocolate, o meu bolo de cenoura, preparei um chantilly, um ganache de chocolate e lá fui eu. E o resultado foi este:




quarta-feira, 14 de março de 2012

Carpaccio de Abobrinhas

Oi gente ... sabe aqueles dias que você está sem inspiração para cozinhar e abre a geladeira para pensar, isso me aconteceu ontem. E eu acabei me deparando com algumas abobrinhas que estavam "morando" na minha geladeira há algum tempo! Então, resolvi fazer algo diferente com elas. O que me veio à mente foi uma receita de carpaccio, que é uma fatia finíssima, quase transparente, neste caso, da abobrinha. Nem preciso falar que ficou delicioso, maridão comeu quase tudo! :))) Aliás, esta receitinha é ótima para quem está tentando fazer dieta, pois é leve e super saudável.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!

Receita:

01 abobrinha 
01 cenoura cortada em palitos 
Queijo Minas
Queijo Parmesão ralado grosseiramente
Tomate
Salsa
Orégano
Molho Shoyo 
Sal
Azeite

Modo de Fazer:

Corte a abobrinha em fatias bem finas (eu usei aquele cortador de batatas). Reserve. Em uma panela grande, ferva um pouco de água, o suficiente para colocar as abobrinhas por 2 minutos no máximo. Retire-as da água quente e coloque-as em um recipiente com água bem gelada (pode colocar umas pedrinhas de gelo) para dar um choque térmico nelas. Reserve. Corte a cenoura em palitos da largura da fatia da abobrinha e cozinhe até ficar macia. Corte o queijo minas da mesma forma da cenoura. Pegue cada fatia da abobrinha e coloque um pedaço de cenoura e um de queijo minas. Enrole e prenda com um palitinho de dentes. Vá arrumando todos os rolinhos em um pirex. Para complementar, pique os tomates em pedaços bem pequenos, acrescente a salsinha picadinha, orégano, molho shoyo, azeite e sal a gosto. Finalize salpicando o queijo parmesão ralado grosseiramente.






segunda-feira, 12 de março de 2012

Torta de Abacaxi com Coco

Oi gente ... essa torta foi o presente de aniversário da minha amiga Fátima! Foi feita com massa branca e três camadas de recheio de doce de coco com abacaxi; para a cobertura, usei chantily Hulalá Oro e para decorar: flocos de coco e doce de abacaxi. Foi um sucesso! :)))
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!

Receita:

Massa básica

Recheio de coco:

01 lata de leite condensado
100g de coco ralado
01 colher de sopa de manteiga ou margarina

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o doce se desprenda do fundo da panela. Reserve.

Recheio de abacaxi:

01 abacaxi
1/2 xícara de açúcar

Modo de Fazer:

Corte o abacaxi em pedaços bem pequenos (dispense o miolo). Coloque em uma panela, junte o açúcar e leve ao fogo para cozinhar. Deixe ficar bem macio. Reserve. Depois de frio, escorra o doce e reserve a calda para molhar a sua torta. Junte o doce de abacaxi com o doce de coco e misture delicadamente.

domingo, 11 de março de 2012

Pão de Laranja

Oi gente ... a dieta foi por água abaixo, afinal o blog precisa de receitas! E como fazê-las sem provar? Ainda não consigo!!! Pra começar, eu tinha algumas laranjas na fruteira e estava com vontade de comer um pãozinho quentinho com uma manteiguinha derretida ... hum, já estou até com água na boca! :))) Então lá fui eu folhear meus livros, até que encontrei uma receita prática. Sucesso total, o pão fica super leve e bem macio. Pode ser feito com ou sem recheio. Agradou em cheio a família. Uma pena que vocês não consigam sentir esse delicioso aroma da minha cozinha. Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!

Receita:

03 ovos
50g de fermento biológico
01 xícara de açúcar
01 xícara de óleo
01 colher de sobremesa de sal
02 xícaras de água morna (eu usei metade suco e metade água)
1/2 xícara de suco de laranja
1 kg de farinha de trigo
Raspas de laranja para decora


Modo de Fazer:

Reserve a farinha de trigo e bata os outros ingredientes da massa no liquidificador e deixe descansar por 30 minutos. Acrescente a farinha de trigo reservada aos poucos, até a massa ficar bem homogênea. Deixe descansar até dobrar de volume. Modele os pães a seu gosto e coloque numa forma untada e enfarinhada. Pincele-os com gema e asse em forno pré-aquecido até ficarem dourados.

Cobertura:

01 xícara de açúcar de confeiteiro
03 colheres de sopa de suco de laranja

Modo de Fazer:

Misture o açúcar com o suco de laranja e espalhe sobre os pães depois que eles saírem do forno.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Ovos de Páscoa com Maria Amélia

Oi gente ... hoje a blogueira fugiu da dieta e foi fazer aula de ovos de páscoa! :))) Aula da Mavalério com a minha querida Maria Amélia é imperdível! Foram ensinados vários tipos de recheios; como trufar as casquinhas dos ovos; como colorir o chocolate branco. Confiram as fotos e fiquem com água na boca!

Obs.: Reparem no cartão de visitas, é de chocolate!!! Não é um charme?!

terça-feira, 6 de março de 2012

Pasta de Ricota de Cenoura com Cebolinhas

Oi gente ... a receita de hoje é bem light, pois a blogueira que vos escreve está de dieta! :((( Então para compensar, lancei mão desta pastinha que fica uma delícia. É um ótimo acompanhamento para as torradinhas, biscoitinhos ou até mesmo, para as barquetes. Você pode dar o sabor que quiser a ela. Já fiz de azeitonas verdes, de azeitonas pretas, de alho torradinho, de gorgonzola e esta de cenoura com cebolinha!
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:

Ricota (eu comprei uma ricota grande, então usei 1/4 dela)
Creme de Leite até dar ponto de pasta na ricota
Azeite a gosto
Sal a gosto
01 Cenoura ralada e cozida
Cebolinha a gosto

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador a ricota, o creme de leite, o azeite e o sal. Reserve. Em uma tigela a parte coloque a cenoura cozida e ralada, a cebolinha cortada bem fininha e acrescente o creme reservado. Misture delicadamente e corrija o sal, se necessário.



domingo, 4 de março de 2012

Pizza Diferente

Oi gente ... para esse domingo bem preguiçoso, fiz uma comidinha super prática e diferente. Pode ser servida tanto como lanche ou como prato principal, basta variar nos acompanhamentos. É uma ideia ótima para aqueles dias que estamos sem criatividades mas temos que ir para a cozinha!
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:

Carne de soja hidratada
Farinha de rosca
Temperos a gosto
Sal a gosto

Cobertura:

Molho de tomate
Mussarela
Tomate
Ovos cozidos
Cebola
Salsinha a gosto
Orégano

Modo de Fazer:

Misture a carne de soja já hidratada com a farinha de rosca até ficar uma massa com liga. Corrija o sal e acrescente os temperos de sua preferência. Abra a massa em um tabuleiro de pizza untado com azeite. Leve ao forno para pré-assar por 10 minutos. Depois deste pré-assamento, monte a sua pizza: molho de tomate, mussarela, tomates em rodelas, ovos cozidos picadinhos, cebolas em rodelas, salsa e orégano a gosto. Leve ao forno até que a mussarela esteja derretida.



sábado, 3 de março de 2012

Drinks e Coquetéis

Oi gente ... ontem foi dia de aula da Hulalá com a Stella Hagio. Achei o tema bem interessante e lá fui eu. :))) A Stella preparou um Frozen de Capuccino, um Coquetel de Morangos e um Licor tipo Amarula. Arrasou gente!!! Todos ficaram deliciosos, mas o frozen ficou sensacional e olha que eu não gosto de café! E como eu sempre digo, apresentação é tudo.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!





quinta-feira, 1 de março de 2012

Bolinhos de Arroz

Oi gente ...  como "nada se joga fora, tudo se transforma", resolvi transformar o arroz de ontem em maravilhosos bolinhos de arroz, que por sinal ficaram saborosos, crocantes por fora e bem macios por dentro! Aqui em casa a turma adorou e pediu mais. Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:

Arroz de ontem
Cebola a  gosto
Salsa a gosto
Cebolinha a gosto
Sal a gosto
01 ovo
Fermento em pó
Queijo parmesão
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Óleo para fritura

Modo de Fazer:

Bata no processador, o arroz, a cebola, a salsa, a cebolinha até o arroz ficar quebradinho. Transfira o arroz para uma tigela e acrescente o ovo, o queijo parmesão, o fermento em pó e corrija o sal. Acrescente aos poucos as farinhas de trigo e de rosca em partes iguais. Mexa até ficar bem homogênea. Reserve por uns 20 minutos. Faça bolinhas ou croquetes, o que você preferir. Frite em óleo quente.