quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cup Cakes com Maria Amélia

Boa noite ... como ontem fiquei na Vivian Festas o dia inteiro trabalhando, hoje fui para lá como aluna. Nada melhor do que aprender e hoje foi com a Maria Amélia e sua aula de Cup Cakes. Se você não a conhece, não sabe o que está perdendo. A baiana arrasa na cozinha!!!
Além de lindos, saborosos, são facilíssimos de serem feitos, porque já saem recheados do forno. Esses foram recheados com gotas de frutas vermelhas da Mavalério.
Já fiz alguns aqui na minha cozinha, mas não deu tempo nem de decorá-los!!! Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!! :)))






Esses são os meus:






Festival dos Morangos

Oi gente ... ontem foi dia de trabalhar e, como todos sabem, é um dia bem cheio!!! Ontem tivemos novidades: festival dos morangos, com um rocambole de chocolate e outro branco recheados com brigadeiro de morangos, pavê de morangos e torta crocante de morangos, aliás, essa foi eu que fiz!!!!
Wilson está me dando asas! :)))
Tenho sempre que agradecer a oportunidade e a confiança!!! Obrigada Wilson e obrigada também às alunas!!!




domingo, 26 de junho de 2011

Escalopinho de Carne ao Molho Madeira

Bom dia!!! Hoje acordei inspirada para fazer aquele almoço de domingo. Teremos escalopinho de carne de soja ao molho madeira, arroz à piamontese e batata palha. Como a cozinha não funciona desde quarta feira, o cardápio de hoje tem que ser especial. E para aqueles que pensam que vegetariano só come alface, provo o contrário e digo mais: comemos muito bem!!!!




quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dia de Festa!

Bom dia ... hoje a postagem vai ser sobre o jantar que eu fiz para o aniversário do meu maridinho!!!! Oportunidade excepcional para por em prática o worhshop de cozinha italiana que eu fiz no Senac.
No cardápio da noite tivemos, de entrada, antepasto de berinjela com torradinhas.
Como prato principal: massas!!! Macarrão alho e óleo, nhoque de espinafre com  molho branco, lasanha à bolonhesa vegetariana e, como novidade: penne contemporâneo.
E para a sobremesa: pavê de bombons, torta de frutas (que não pode faltar na minha casa) e para cantar parabéns, torta da Rô! (pão de ló branco, recheio de strogonof de nozes, cobertura de chantilly e morangos).




Esse é o penne contemporâneo, são recheados um a um com cream cheese, tomates picadinhos temperados com sal, azeite e manjericão. No meu caso, eles foram recheados pela Ananda, minha filha.

  



domingo, 19 de junho de 2011

Macarrão Expresso

Bom dia ... a receita de hoje é incrivelmente fácil de se fazer: macarrão expresso, ou seja, macarrão na panela de pressão. É tão simples, tão simples, que chega a ser inacreditável!!!! Comidinha prática para aqueles dias que a gente está sem tempo e precisa de uma receita rápida e gostosa.

Receita:

500 g de macarrão parafuso
1 1/2  xícara de molho de tomates
04 xícaras de caldo de legumes
02 colheres de sopa de margarina
02 caixas de creme de leite
100 g de mussarela
Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:

Na panela de pressão, misture delicadamente o macarrão parafuso cru, o molho de tomate, o caldo de legumes e a margarina. Tempere com o sal e a pimenta. Leve ao fogo e cozinhe por 03 minutos após a pressão. Desligue o fogo e retire totalmente a pressão. Abra a panela, misture o creme de leite e a mussarela. Sirva em seguida.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aula de Tartaletes

Oi gente ... ontem foi dia de trabalhar, e muito. Fizemos várias tartaletes: de frutas, de limão e de chocolate. A de frutas tem recheio de creme confeiteiro, cobertura de frutas picadinhas (morando, maçã e carambola), morangos ou maçã laminada; a de limão, tem o recheio clássico de mousse de limão (leite condensado com limão) e cobertura de chantily; e a de chocolate, além do recheio de brigadeiro e cobertura de chantily, a massa foi feita com chocolate.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quibe de Forno

Oi gente ... hoje o almoço foi inspirado na cozinha árabe: quibe de forno, arroz com letilhas e uma saladinha  verde que, aliás, não pode faltar na minha cozinha. Esta é uma versão vegetariana, recheado com ricota bem temperada. Também pode ser frito e servido com molho de alho ou gotas de limão, o que eu adoro!!!





segunda-feira, 13 de junho de 2011

Empadão de Legumes

Bom dia!!! Como todo dia é dia de festa, hoje para o almoço teremos empadão de legumes. Estou inspirada e atrasada com o almoço, então, apelei para a praticidade deste prato. Simples e saboroso, ele combina com o recheio de legumes e com uma salada verde para acompanhar.

Receita:

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
300 g de margarina
01 ovo
01 colher de sobremesa (rasa) de sal

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Reserve.

Recheio de Legumes:

01 lata de seleta de legumes
02 latas de leite
03 colheres de sopa de maizena
05 colheres de molho de tomate
Cebola a gosto
Alho a gosto
Sal a gosto
Salsa
Coentro
01 caixa de creme de leite

Modo de Fazer:

Refogue a cebola com o alho em um pouco de azeite ou óleo. Junte a seleta, os temperos, a maizena diluída no leite, o molho de tomate e o sal. Mexa até ferver e encorpar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Reserve.

Montagem:

Abra a massa num pirex, lembrando de reservar uma parte para fazer a tampa do empadão, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.



domingo, 12 de junho de 2011

Macarrão de Chocolate

Oi gente ... hoje tem uma novidade na cozinha: macarrão de chocolate para comemorar o dia dos namorados!!! Como está frio, hoje decidi inovar com essa receitinha super difierente. Fiz ravioli recheado com chocolate branco e macadâmias, espaguete e talharim com molho de chocolate e licor de menta. Ficaram lindos!!! E também super saborosos, todos provaram e aprovaram. A massa é feita de chocolate ao leite e o recheio e o molho são de chocolate branco.




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Focaccia

Oi gente ... a receitinha de hoje foi feita na máquina de pães, mas pode ser feita na mão também. Fica super saborosa e ótima para um acompanhamento, no meu caso, vai acompanhar a sopa-creme de milho verde que vou fazer para o jantar.

Receita:

01 copo de água (240 ml)
01 colher de chá de sal
03 colheres de sopa de azeite
01 dente de alho bem picadinho
01 1/2 colher de chá de alecrim (opcional)
03 copos de farinha de trigo (720 ml)
02 colheres de chá de fermento biológico seco ou 15g de fermento biológico fresco

Cobertura:

01 tomate picado
Salsa a gosto
Orégano a gosto
Queijo parmesão a gosto
Mussarela a gosto
Azeite

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Abra a massa numa forma untada, cubra e deixe descansar novamente por 30 minutos. Com o cabo de uma colher de pau, faça vários buraquinhos na massa. Regue a massa com azeite e coloque os demais ingredientes da cobertura. Asse em formo pré-aquecido por 20 minutos ou até a borda ficar dourada.





sábado, 4 de junho de 2011

Torta de Morangos

Olá ... a receita de hoje é fresquíssima, acabou de sair do forno, ou melhor, da aula. Acabei de chegar em casa e já estou por aqui. Olhem a torta que eu montei, ela ficou linda! Fiz uma nova roupagem para a clássica torta de frutas: hoje ela foi somente de morangos, aproveitando que estamos entrado na safra e eles já estão bem saborosos.
Ela faz parte da aula de tortas básicas dadas pelo maravilhoso, excelentíssimo Wilson Brandão!!! A quem agradeço sempre pela oportunidade e, também, pela confiança.
Esta é uma torta clássica: massa crocante, recheio de creme confeiteiro, cobertura de morangos e geléia de brilho vermelha. Vejam o resultado: