domingo, 29 de abril de 2012

Mini Cupcakes da Giovanna

Oi gente ... essa postagem é fresquinha, saiu do forno ontem! :))) Estes são os mini cupcakes que fiz para a festa de aniversário da minha sobrinha Giovanna. Ficaram lindos e deliciosos! Sei que sou suspeita, mas ficaram. Fiz duas massas: uma de chocolate e outra de cenoura com gotas de chocolate. E para decorar usei chantilly Hulalá.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!




sexta-feira, 27 de abril de 2012

Trufas Injetadas com Maria Amélia

Oi gente ... a semana foi super corrida, por isso que eu sumi!!! Mas já estou de volta e dessa vez com essa baiana incrível: Maria Amélia!!! Nesta aula, que foi uma delícia, a Amélia fez trufas de chocolate que já saem recheadas da geladeira. Que ideia super prática, não é mesmo???
Os recheios foram de maracujá e de limão, todos Mavalério, é claro!!!
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)




segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cheesecake com Geleia de Goiaba

Oi gente ... receitinha para começar a semana bem. Essa também vem do Senac!!! Para fazer a minha cheesecake utilizei cream chesse, o que a deixou levíssima. E por ter uma base de queijo, ela combina com qualquer geleia. Na minha, eu utilizei geléia de goiaba feita em casa!
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:


Base:


200g de biscoito maizena
100g de manteiga sem sal

Modo de Fazer:


Triture o biscoito até virar uma farinha. Acrescente a manteiga e misture até formar uma farofa. Forre uma forma de fundo falso e reserve.

Recheio:


500g de cream cheese
140g de açúcar
03 ovos
Essência de baunilha a gosto

Modo de Fazer:


Numa tigela, misture todos os ingredientes até ficar um creme homogêneo. Coloque o creme sobre a massa, cubra com papel alumínio e asse em forno baixo por 40 minutos ou até o palito sair limpinho. Depois de assada, deixe descansar na geladeira.

Cobertura:

300g de goiabada
100 ml de água
50 ml de conhaque (opcional)

Modo de Fazer:


Numa panela, coloque a goiabada cortada em pedaços, a água e o conhaque. Leve ao fogo até que a goiabada derreta por completo. Deixe esfriar e utilize.




sábado, 21 de abril de 2012

Muffins de Pera com Nozes

Oi gente ... a receita de hoje foi feita no encerramento do meu curso de confeitagem no Senac. É uma receitinha diferente, mas que ficou deliciosa. E olha que eu não gosto muito de peras!!! Sem contar que a combinação com as nozes é perfeita. É uma ótima sugestão para um lanche da tarde ou até mesmo para presentear os amigos.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:


200g de farinha de trigo
180g de açúcar
01 colher de sobremesa de fermento em pó
01 pitada de sal
180 ml de leite
60 ml de óleo
02 ovos
01 colher de café de essência de baunilha
80g de manteiga derretida
03 peras

Modo de Fazer:


Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Junte o leite, o óleo, os ovos, a baunilha e a manteiga e com um batedor de arame misture tudo até obter um creme liso. Acrescente as peras cortadas em cubinhos e misture novamente. Coloque a massa nas forminhas para muffins untadas e enfarinhas. Polvilhe com um pouco de farofa de nozes. Leve ao forno quente para assar até que o palito saia limpinho

Farofa de Nozes:


180g de açúcar mascavo
30g de farinha de trigo
100g de manteiga gelada cortada em cubinhos
70g de nozes picadas grosseiramente
Noz moscada a gosto
Canela em pó a gosto

Modo de Fazer:


Em uma tigela, misture o açúcar mascavo, a farinha de trigo, a noz moscada e a canela. Junte a manteiga em cubinhos e misture com a ponta dos dedos, esfarelando até formar uma farofa grossa. Acrescente as nozes e misture mais um pouco.






 Olha eu aqui com a professora Amanda Augusto!!!


E com a galera!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pães para Mesa de Frios com Wilson Brandão

Oi gente ... ontem foi dia de trabalhar! :))) Amo as aulas de pães, elas me realizam! Nesta aula o foco eram os pães,  fizemos brioches de beterraba e de cenoura e um pão a metro. Mas também foi feito uma torta salgada (montada com pão de forma e pasta, ornamentada com batata palha e tomatinhos cereja) e uma pasta para ser servida com as barquetes.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Berinjela à Parmegiana

Oi gente .... como vocês já sabem, terça-feira é dia de Senac. Para os dias de correria, o almoço tem que ser prático, rápido e saboroso! Então, lancei mão da minha amiga berinjela, pois é muito prática e combina com tudo, ou quase tudo! :))) Esta receita não tem mistério, até quem não é de cozinha faz!!! Confiram as fotos e fiquem com água na boca!

Receita:
01 berinjela
01 cebola
01 sachê de molho de tomate
Mussarela
Salsa picadinha
Azeite

Modo de Fazer:

Corte a berinjela e a cebola em rodelas finas. Em um pirex untado com azeite, disponha em camadas a berinjela, a cebola, um pouco de molho de tomate, a mussarela e a salsa picadinha. Faça quantas camadas derem, finalizando com a mussarela. Cubra o pirex com papel alumínio e asse em forno quente até que a berinjela esteja macia. Sirva ainda quente.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rosquinhas

Oi gente ... depois de uma breve pausa na cozinha, aqui estou eu com uma receita ótima para um dia chuvoso como esse! Basta fazer um café fresquinho ou um chocolate quente e se deliciar com as rosquinhas! :)))
Eu sei que segunda feira é dia de começarmos a dieta, mas não pude resistir!!! A receita é bem simples, sem mistérios. Corra pra cozinha e vá fazer a sua!

Receita:

200 ml de água
100g de manteiga ou margarina
200g de farinha de trigo
4 a 5 ovos

Modo de Fazer:

Numa panela, coloque a água e a manteiga e leve ao fogo. Quando ferver, retire a panela do fogo e  acrescente a farinha de trigo toda de uma só vez.(sem desespero!!!). Volte a panela para o fogo e mexa até que a massa solte do fundo. Espere a massa esfriar um pouco e junte os ovos um a um até que a massa fique bem macia, bem molinha.
Atenção: esse processo pode ser feito na batedeira Planetária, no processador ou na mão mesmo!!!
Depois, coloque a massa em uma manga para confeitar e faça as suas rosquinhas direto no tabuleiro sem untar. Polvilhe com açúcar cristal e asse em forno quente até que elas estejam sequinhas por dentro.

Dica:
# Para fazer as minhas, eu utilizei o bico 1M da Wilton.




quinta-feira, 12 de abril de 2012

Coulins de Manga

Oi gente ... essa receita veio direito do curso de confeitagem Senac para vocês! Counlis significa molho coado e pode ser feito com qualquer fruta. Nesta receita usei uma manga Tommy e meu coulins ficou lindo, com uma textura excelente. Ele é mais cremoso do que uma simples calda. Para acompanhá-lo, eu fiz um bolo básico, mas você pode utilizá-lo sobre um pavê ou creme bavaroise.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!!!

Receita:

250g de manga
05 ml de suco de limão
65g de açúcar
40 ml de água

Modo de Fazer:

Faça uma calda com o açúcar e a água. Reserve. Corte a manga em pedaços e bata no liquidificador, depois coe e acrescente o suco de limão. Volte a calda para o fogo e, com ele ainda ligado, acrescente a polpa de manga. Deixe ferver por alguns minutos. Espere esfriar para utilizar.

Dica:


# Você poderá utilizar a fruta de sua preferência.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Risoto de Gorgonzola

Oi gente ... domingo é dia de almoço especial, com direito a sobremesa e refrigerante! :))) E para comemorar mais um feriado em família, fiz um delicioso risoto de gorgonzola. Agora que aprendi o segredo do risoto, ninguém me segura!!!  Receita simples, mas de sabor especial.
Confiram as fotos e fiquem com água na boca!

Receita:

1 1/2 xícara de arroz carnaroli
02 dente de alho bem picadinhos
02 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de vinho branco
01 litro de caldo de legumes
100g de gorgonzola picado
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Frite o alho no azeite até ficar dourado, acrescente o arroz e misture bem. Acrescente o vinho e mexa bem. Assim que o vinho secar, vá acrescentando o caldo de legumes pouco a pouco mexendo sempre até o arroz ficar macio e cremoso. Acrescente o gorgonzola e misture mais um pouco. Corrija o sal, se necessário. Sirva ainda quente polvilhado com queijo parmesão ralado.

Dica:


# Você poderá substituir o queijo gorgonzola por Polenguinho sabor gorgonzola, assim o sabor ficará mais suave.







domingo, 8 de abril de 2012

Mimos de Chocolate

Oi gente ... postagem para fechar o dia: mimos de chocolate. Ganhar presente é bom demais, mas dar um presente feito por você não tem preço!
A embalagem é super original e o conteúdo é delicioso: bombons feitos por mim. Tem vários sabores: crocante com amendoins, com flocos de arroz, com miçangas de chocolate, com confeitos coloridos. Haja imaginação!!!
Confiram as fotos!






Moqueca de Palmito

Oi gente ... antes de mais nada, Feliz Páscoa!!! Desculpem a ausência, mas a cozinheira trabalhou muiiiiito esses dias e nem teve tempo de postar as receitas de páscoa! :(  Mas não se desesperem, vou colocar tudo o que foi feito na minha cozinha aqui no blog! :)))
Vamos começar pelo almoço de sexta-feira, quando fiz uma moqueca de palmito e para acompanhar, pirão e arroz (feito pelo maridão).

Receita:

01 vidro grande de palmito
01 pimentão verde
02 tomates
02 cebolas
Alho a gosto
01 molho de coentro
01 tablete de caldo de legumes
01 garrafa pequena de leite de coco
01 folha de alga Nori
1/2 xícara de água
1/2 xícara de molho de tomate

Modo de Fazer:

Primeiramente, ferva o palmito e reserve. Faça um refogado com a cebola e o alho, frite até ficar bem dourado, acrescente o pimentão e o caldo de legumes. Vá colocando a água aos poucos, acrescente o molho de tomate, o leite de coco, o coentro e a alga Nori cortada. Corrija o sal e deixe ferver. Fatie o palmito reservado e junte ao molho. Sirva acompanhada de pirão e arroz.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Torta Alemã

Oi gente ... mais uma receitinha para a sobremesa do feriadão. Essa vem direto do curso de confeitagem que estou fazendo no Senac; eu e as meninas arrasamos! :))) A receita é bem simples e fica uma delícia. Esqueça a dieta e se entregue!!! Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))

Receita:

200g de manteiga sem sal
02 latas de creme de leite sem soro
200g de açúcar
03 gemas
300g de biscoito maizena

Modo de Fazer:

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar bem branquinho. Acrescente as gemas e bata mais um pouco, até que o creme fique claro, liso e fofo. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite sem o soro, mexendo delicadamente. Reserve. Para a montagem, utilize uma forma de fundo falso e faça da seguinte maneira: uma camada de creme, uma camada de biscoitos alternadamente. Finalize com a camada de creme. Leve à geladeira para gelar, no mínimo por 06 horas.

Para o ganache:

100g de chocolate meio amargo
50g de creme de leite

Modo de Fazer:

Derreta o chocolate em banho-maria, depois acrescente o creme de leite. Espere esfriar para decorar a torta.

Dica:
# Ao utilizarmos gemas cruas na receita, devemos aquecê-las para não corrermos risco de contaminação por Salmonela. Faça da seguinte forma: coloque as gemas em um potinho com um pouquinho do açúcar utilizado na receita e aqueça por 20 segundos no micro-ondas ou em banho-maria. Feito isso, utilize-as normalmente em sua receita.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Chocolates com Chef Roberto Kisz

Oi gente ... a Páscoa está chegando, então nada melhor do que deliciosas ideias feitas com chocolate! Nesta aula, o chef Roberto Kisz preparou maravilhas utilizando o chocolate Mavalério, tais como: ovo de páscoa colorido, trufas de maracujá, brigadeiro branco com cookies de chocolate e um delicioso recheio cremoso de chocolate branco com amendoins!
Confiram as fotos e fiquem com água na boca! :)))